Motores de Arranque de Jet-Ski
FIGURA 4- BENDIX
FIGURA 9- INDUZIDO
FIGURA 11- CARCAÇA C/IMÃS
FIGURA 11- CARCAÇA COM IMÃS
FIGURA 12- SUPORTE ESCOVA
FIGURA 14 - ESCOVA
O que é um Motor de Arranque?
"Um Motor de Arranque (também Motor de
Partida) é um motor elétrico que "gira" um motor a combustão a fim de
causar o início de seu auto funcionamento ou "Um Motor de Arranque é um
motor elétrico necessário para girar o motor para o seu funcionamento".
Quando a corrente a partir da bateria do
veículo é aplicada ao solenóide (relê de partida, o que ocorre geralmente
através do "switch" (interruptor) de ignição, o motor de arranque “empurra”
o "bendix" (impulsor de partida) através de seu eixo, engrenando-o com
a "gremalheira" (engrenagem) externa do volante de ignição do motor,
ou “volante de ignição”. Neste ponto, o circuito é fechado entre os contatos
principais do solenóide e o motor de arranque "elétrico" começa a
funcionar e a girar o motor "a combustão" para funcionamento...
Existem diferentes tipos de Motores de
Arranque, entretanto os Motores de Arranque de Jet-Ski SKT são do tipo “PMDD”- Permanent Magnet - Direct Drive
Saiba mais;
Alguns problemas relacionados com o mau
funcionamento de Motores de Arranque, Relê de Partida e Bendix de Jet-Ski
“Ra-ta-ta-ta“ do
Relê
O Motor de arranque faz um som "RA-TA-TA-TA"
parecido com o de uma metralhadora. Existem duas possíveis causas para isso.
Primeiramente uma bateria descarregada ou simplesmente morta, resultando no
Relê de Partida tendo potência o suficiente para acionar, mas não o suficiente
para se "manter" lá!
Então o Relê repetitivamente retrai e solta
novamente resultando no som de metralhadora pura.
Segundo; o problema pode não ser o Relê. Pode
ser que a Bobina secundária esteja queimada ou algum fio solto ou quebrado na mesma,
resultando no acionamento do Relê, mas na incapacidade do mesmo em se manter lá.
Relê de Partida “queimado”:
Se um Motor
de Arranque está “retornando” e o Relê de Partida (solenoid) “cheira” como
queimado, é normal que fatores externos resultem neste tipo de dano ao Relê de
Partida. Uma bateria descarregada, longos períodos de tentativa de girar o
virabrequim e ligar o motor, ou uma falha no switch de ignição são causas
normais que levam um Relê a queimar.
Bendix de Partida “girando em falso”:
Em geral, o
Bendix girará em falso quando os rolamentos que normalmente travam o eixo da
engrenagem na carcaça da “embreagem” do Bendix estão gastos por tempo de uso.
Isso resulta no Bendix não sendo capaz de travar a engrenagem no lugar e girar
o motor quando ele engata, pois aquela gira em falso.
Existem
quatro outras causas, ainda que em cenários muito raros, onde o “Bendix” pode
parecer estar “girando em falso ou patinando.
I.
Ainda que muito
incomum, é bom saber que, se um Motor de Arranque tem o sentido horário e por equivoco um Bendix “anti-horário” foi instalado, isso também resultará no
Bendix dando a
impressão de estar girando em falso. Entretanto, isso ocorre normalmente com engrenagens e
induzidos com ranhuras retas.
impressão de estar girando em falso. Entretanto, isso ocorre normalmente com engrenagens e
induzidos com ranhuras retas.
II.
Se as bobinas de
campo ou “Suporte Escovas” não estiverem instalados/conectados corretos ou se
um modelo errado de Induzido está instalado, isso pode também mudar a direção
em que o Motor de Arranque gira e poderia resultar no Bendix girar em falso já
que o “Motor” está girando na direção oposta daquela que deveria ser a correta.
III.
O volante de
ignição também poderia estar solto. Neste caso, o Bendix giraria o volante, mas
pelo fato do volante estar solto, ele não giraria o motor. Isso poderia de fato
parecer que o Bendix estivesse girando em falso, mas não está, sendo o volante
solto a causa.
IV.
E por último, se as
ranhuras da engrenagem do Bendix e/ou induzido estiverem desgastados, esta
poderia ser a causa do Bendix girar em falso.
Atenção!
Quando manusear
um Motor de Arranque de Jet-Ski, nunca deixe-o cair, ou receber qualquer tipo
de choque, inclusive com ferramentas de nenhum tipo, evitando-se assim possíveis
danos nas peças internas do motor de arranque como; carcaça, imãs e/ou outras.
Por favor,
lembre-se de que as informações fornecidas acima são bem generalizadas e
Tendo um melhor
entendimento dos fundamentos permite-se que a lógica seja aplicada para quase
toda situação ou desafio. Voltando ao básico e olhando de uma posição de
entendimento geral e conhecimento prático, normalmente permite-se que sejam
tomadas decisões bem calculadas e seguras.
Esperamos que estas
informações sejam de valor para você ou mesmo um pouco interessantes e que você
tenha aprendido algo que possa lhe ser útil no seu dia a dia.
Divirta-se!
Meu motor mudou o lado de girar,ele n usa Bendix , o que fazer? O giro normal seria anti horario e não horário
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