Total de visualizações de página

domingo, 11 de maio de 2014

On Any Sunday

On Any Sunday



"Em Algum Domingo"


Dirigido por Bruce Brown
Produzido por Bruce Brown e Steve Mcqueen 
Estrelado por;
Bruce Brown (narrador)
Steve McQueen
Mert Lawwill
Malcolm Smith
Paul Carruthers
Roger DeCoster
Musica de Dominic Frontiere
Cinematografado por Robert E. Collin
Editado por Bruce Brown e Brian King 
Lançamento em 1971 
Tempo de Duração 96 min. 
Idioma: Inglês 

"On Any Sunday" e um documentário Americano de 1971 sobre o esporte de motociclismo, dirigido por Bruce Brown. Ele foi indicado para o prêmio da Academia por filme de Documentário.

O documentário segue a vida de pilotos de motociclismo e fans de corridas. Brown tentou tentou mostrar os talentos únicos necessários para as diferentes modalidades de corridas. Por sua vez, os pilotos de motocross eram tipos típicos de "espirito livre", enquanto os pilotos de deserto (enduro) eram freqüentemente solitários. Nas corridas do Grande Campeonato Nacional ( Grand National) Brown mostrou as diferentes personalidades, como as abordagens para corridas do tipo "business" apresentada por Mert Lawwill versus a abordagem de corrida "despreocupada" que o jovem David Aldana tornou-se conhecido por.  

Steve Mcqueen se apresenta no filme, juntamente com Mert Lawwill, Malcolm Smith (vejam só) e muitos outros pilotos de motocross do final de 1960 e inicio dos anos 70.





A partir de uma perspectiva histórica, as motocicletas apresentadas no filme incluem Triumph, Husqvarna, Harley-Davidson, Honda, Yamaha, Suzuki e outros fabricantes que ainda estão no negocio ou que se foram pelo caminho como BSA, Bultaco e Hodaka.

O filme foi financeiramente bancado por Steve McQueen(3) através de sua compania "Solar Productions", recebendo credito nos segundos finais do filme.

O método de filmagem de Bruce Brown : "As vezes eu teria uma cena em mente. Por exemplo, eu queria fazer a tomada de uma corrida na lama e mostrar os pilotos cheios de lama. Primeiro você tem que ser um piloto de motocross quando chove, então você tem que achar um bom local para fazer a tomada. Nos tentamos e tentamos ter uma tomada com o piloto parecendo um "bolo" de lama. Nos finalmente conseguimos a tomada, mas por um tempo parecia que nos nunca faríamos." 


Algumas das mais dramáticas tomadas do filme foram as tiradas de câmeras
lentas extremamente próximas(closeup), das corridas do "Grand National".
Desde os seus dias de filmes de surfe, Brown estava acostumado a a usar super lentes telefotográficas. O orçamento (budget) não permitia o despendido com câmeras de alta velocidade, então Brown improvisava usando baterias de 24 volts nas câmeras de 12 volts. O resultado era o improviso de câmeras de alta velocidade. Brown também usou um capacete-câmera em alguns pilotos, uma das primeiras vezes que algo como isso foi tentado. Isso foi antes dos dias das câmeras de miniatura e a montagem era frequentemente como que algo um tanto quanto "volumoso" nos capacetes dos pilotos. 

Em um momento, Bruce Brown achou um local perfeito para uma tomada de por do sol na praia - Base Naval de Pendleton (Marine Corps Base Camp Pendetlon)
"Eu entendi que não haveria como conseguir uma autorização para filmar na Base Naval," Brown se lembra. "Steve McQueen disse que iria ver o que ele poderia encontrar. No próximo dia ele chamou e disse para contatar "algum" General e que a próxima coisa que se soube e que estávamos filmando as sequencias da praia. Foi mesmo incrível as portas que ele foi capaz de abrir. Este visual na praia e usado nas cenas finais do filme com Brown tendo MacQueen, Lawwill, e Smith pilotando no por do sol. 

"On Any Sunday" e frequentemente creditado como o melhor e/ou mais importante documentário motociclístico ja feito. Roger Ebert diz "faz para as corridas de motocicleta o que "The Endless Summer fez para o surfe". Ebert enaltece o alto nível de arte do filme em complemento a impressionante metragem de corridas de motocicleta (o que ele diz são difíceis de filmar), e ele também credita o filme por não incomodar os espectadores com detalhes técnicos de como o filme foi feito. 

Durante a seqüência de abertura, crianças são vistas guiando suas bicicletas em uma pista de terra, em imitação aos motociclistas. Graças a esta cena, "On Any Sunday" pensa ter popularizado a modalidade ciclística "BMX" (bicicross) através da America; antes disso ela somente havia sido observado no sul da Califórnia. 

"Eu acredito que muita gente mudou suas mentes sobre o motociclismo após ter assistido o filme," disse Brown . "Uma historia particularmente divertida foi contada por Mert Lawwill. Sendo um piloto de motociclismo ele tipo que considerado a Ovelha Negra da família. A velha matriarca da família, a avo de Lawwill, foi assistir o filme e no meio de uma das cenas exibidas por Lawwill, ela levantou-se e gritou, 'Aquele e o meu neto!' De repente ele era o grande herói da família,"

Malcolm Smith (motociclista), o qual era inclusive o maior foco do filme, credita ao "On Any Sunday" por ter dado a ele o reconhecimento mundial que permitiu a ele se tornar o empresário líder no mercado de motociclsmo off-road.

Varias versões (follow-ups) do filme foram produzidas:

On Any Sunday II, 1981, estrelando Bob Hannah and Larry Huffman
On Any Sunday: Revisitado, 2000, by Dana Brown
On Any Sunday: Motocross, Malcolm, & Mais 2001 

Fonte/Referencias
http://en.wikipedia.org/wiki/On_Any_Sunday

Tradução
Carlos "Skateninha" Ourique