Verifique a Folga
Apropriada Entre as Pontas dos Anéis de Segmento de Pistão
A falha em
“certificar-se” da aplicação da folga apropriada entre as
pontas dos anéis, deve causar o “encontro” das mesmas e um dano
ao motor pode ocorrer.
1- Em algumas
aplicações, uma “placa de torque” (dispositivo que simula a
função de aperto do cabeçote) deve ser montada ao cilindro ou
bloco e “apertada” de acordo com as especificações do
fabricante do equipamento.
2- Verifique a folga
entre as pontas instalando “o anel” dentro do cilindro. O
diâmetro do cilindro deve estar livre de qualquer conicidade.
Utilize o pistão para ajustar o anel no diâmetro do cilindro e
verifique a folga entre as pontas usando um “calibre de lâminas”
3- Observe a tabela
abaixo para a folga apropriada entre as pontas dos anéis para a sua
aplicação específica.
4- “O anel” de controle de óleo deve ser instalado sem ter a sua
folga entre pontas modificada. A folga entre as pontas dos anéis
deve ser de, no mínimo, .010” (polegada) ou 0.254mm.
Instruções de
Folga entre as Pontas dos Anéis
1- Multiplique o
número de seu diâmetro seguindo a coluna “Diâmetro X” para a
sua aplicação a fim de determinar a folga entre as pontas dos
anéis.
Exemplo: para o anel
superior de pistão de jet-Ski com um diâmetro de 82.00mm,
multiplique 82,00 por .004 = 0.33mm
2- A folga entre as
pontas no Segundo anel deve ser sempre maior do que a folga do
primeiro anel (superior) , isto irá ajudar a evitar a vibração ou
“levantamento” do anel.
ESMERIL DE ANEL
ELÉTRICO
ESTILO DE LIXADOR
MANUAL DE ANÉIS
Foto aumentada de um
procedimento incorreto de lixar a ponta de anel. Por favor, tome
cuidado extremo quando lixar manualmente, é possível
lascar/descascar o material do anel.
CORRETO
INCORRETO
Instalação
dos Anéis
- “Mola” de Anel de Controle de Óleo: Insira a “Mola” de Anel de Óleo na Canaleta com as Pontas da Mola a 90 graus de cada orifício do Pino do Pistão. Tenha a Certeza de que as Pontas da Mola estejam Visivel e corretamente “encontradas” (veja ilustração 1). Se as Pontas da Mola estiverem Sobrepostas, o Motor Irá “Fumar” Devido ao Excesso de Óleo e Dano ao Motor Poderá Ocorrer.
- Aros de Anel de Controle de óleo: Os Aros de Anel de Controle de Óleo Podem ser Montados com Qualquer Lado para Cima. Utilizando a “Mola”, Instale os Aros Dentro da Canaleta Instalando o Primeiro Aro embaixo da Mola e o Segundo em Cima da Mola. As Pontas dos Aros Devem Estar Localizadas a 180 Graus Distante das Pontas de Cada Aro e Diretamente Sobre Cada Orifício do Pino do Pistão. Após a Instalação dos Aros, Verifique Duplamente a fim de Garantir que as Pontas da Mola Estão se Encontrando Apropriadamente.
- Segundo Anel: Instale o Segundo Anel com as suas Marcas Voltadas para Cima.
- Anel Superior: Instale o Anel Superior com as Marcas voltadas para Cima. Caso o Anel não Tenha Marcas Próximo à sua Ponta, então Qualquer um dos Lados Pode estar para Cima.
SOBREPOSIÇÃO “INCORRETA” DAS PONTAS DO ANEL DE ÓLEO
ENCONTRO CORRETO DAS PONTAS
Cinta Wiseco de Instalação de Pistão em Cilindro
Diâmetros
para aplicação específica
Alumínio
forjado com tratamento "Armor Glide" para fácil
deslizamento do pistão/anéis
Ferramenta
imprescindível na instalação de anéis de controle de óleo a fim
de evitar danos ao cilindro, anéis e pistão
Expansor de Anéis de Segmento
onde compro a ferramenta para lixar os aneis?
ResponderExcluirComo lixar os anéis manualmente ,e qual e a forma correta? Obrigado
ResponderExcluirComo saber se folga apropriada entre as pontas dos anéis
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